S. J. Nepomuceno

  • 18:58
Mais informações »

O município de São João Nepomuceno está inserido na mesorregião da Zona da Mata mineira, fazendo parte da microrregião de Juiz de Fora, segundo a classificação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE).

Click to open image!Click to open image!Click to open image!
Click to open image!Click to open image!Click to open image!


Fazem parte desta região os municípios de Santos Dumont, Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto, Belmiro Braga, Simão Pereira, Santana do Deserto, Chiador, Mar de Espanha, Olaria, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Bias Fortes, Santa Rita do Ibitinga, Ewbank da Câmara, Aracitaba, Oliveira Fortes, Paiva, Piau, Coronel Pacheco, Descoberto, Rio Novo, Chácara, Bicas, Rochedo de Minas, Maripá de Minas, Guarará, Senador Cortes, Pequeri, Matias Barbosa e Goianá, formando a maior microrregião da Zona da Mata, tendo como núcleo urbano mais importante a cidade de Juiz de Fora.
A cidade tem como coordenadas geográficas 21o 32’ de latitude sul e 43o 00’ 38” de longitude a oeste de Greenwich. Dista da capital do estado 322 km, no rumo sudeste-noroeste.
Limita-se ao norte com o município de descoberto, ao sul com Rochedo de Minas e Maripá de Minas, a leste com uma parte da microrregião de Cataguases e a oeste com Rio Novo.
As principais vias de ligação rodoviária são a BR-267 e a MG-126. As distâncias da sede aos principais centros urbanos estão descritas abaixo:

Centros Nacionais:
Belo Horizonte – 322 km
Brasília – 1.115 km
Vitória – 410 km
Rio de Janeiro – 247 km
São Paulo – 574 km
Pólos Regionais:
Juiz de Fora – 65 km
Ubá – 88 km
Muriaé – 143 km
Além Paraíba – 120 km
Barbacena – 130 km

Aspectos regionais
Atualmente, São João Nepomuceno tem cinco distritos, são eles: a sede; o de Carlos Alves – com as comunidades de Machado e Vargem Grande; Ituí – com as comunidades de Araci e Boa Vista; Taruaçu – com as comunidades de Cruzeiro e Cafés; e Roça Grande, totalizando uma área de 407,23 km2.
A cidade tem 21 bairros: Alto dos Pinheiros, São Sebastião, Caxangá, Santa Terezinha, Centenário, Centro, Três Marias, Santo Antônio, São Cristóvão, São José, Lourdes, D. Isabel, Vila Carlos Soares, Santa Rita, Cidade Nova, Bosque dos Eucaliptos, Stiebler, Xangrilá, Avenida, Dom Bosco e Vila Régia.

Aspectos Físicos e geográficos
O relevo predominante em São João Nepomuceno é resultante do trabalho erosivo do Rio Paraíba do Sul e de seus afluentes. O município está situado nas proximidades da Serra da Mantiqueira, que forma o segundo degrau do Planalto brasileiro.
Existem, neste complexo, rochas de origem magmática, mais externas e metassedimentares. As rochas sedimentares ocorrem nos trechos entre Juiz de Fora e São João Nepomuceno, onde se tem além de sulfitos, muita grafita disseminada.
Quanto ao relevo, as áreas montanhosas são predominantes e representam 80%, as áreas em planalto representam 10% e as baixadas e as várzeas representam 10%.
A rede hidrográfica pertence à bacia do Rio Paraíba do Sul. Toda ela está sob a influência das chuvas de verão, que incidem, sobretudo nas bacias de seus afluentes.
A antiga Mata Tropical que predominava na região foi aos poucos sendo substituída por áreas de cultivo agrícola e pastagens, principalmente o plantio de café.
Atualmente, pode-se encontrar vestígios da floresta em forma de capoeira, mata-secundária e matas-galeria.
São João Nepomuceno apresenta um clima quente do subtipo tropical de altitude, predominante em 43,5% do território da Zona da Mata Mineira.
Possui altitudes médias entre 700 e 800 metros, apresentando temperatura média anual de 22,3o C. O inverno é ameno, com temperaturas em torno de 16,3o C e o verão possuindo média máxima de 28,2o C, entre dezembro e fevereiro. As precipitações são de 1.500 milímetros anuais e a estação de seca se dá entre maio e setembro.

Informações gerais
Data da fundação: Início do Século XIX.
Data da emancipação: 01/04/1841
Dia do Município: 16 de maio.
Área da unidade territorial: 407,23 km2.
População Censo 2010: 25.062 habitantes.
Frota de veículos 2009: 7.599
Clima: Temperado.
Altitude: 346 metros.
Relevo: predominantemente montanhoso.
Temperatura média: 22,3o Centígrados
Bacia hidrográfica a que pertence: Paraíba do Sul.
Pluviosidade: 1.376,2 mm.
Distritos:
Carlos Alves
Ituí
Roça Grande
Taruaçu
Povoados:
Araci
Boa Vista
Braúna
Cafés
Cruzeiro
Machados
Vargem Grande
Cidades limítrofes:
Argirita
Bicas
Chácara
Descoberto
Goianá
Leopoldina
Maripá de Minas
Rio Novo
Rochedo de Minas
Mais informações »
 

Copyright © 2010 Amigos do Rádio, All Rights Reserved. Design by DZignine